Relevo Submarino

By Carla Pessoa - novembro 22, 2017

relevo submarino é classificado de acordo com as diferentes formas apresentadas: Plataforma continental, Talude continental, Bacia oceânica, Dorsais e Fossas abissais. A superfície terrestre apresenta uma grande variedade de formas e irregularidades.

Características principais do relevo submarino

- Sofre grande ação das águas dos mares e oceanos.

- Não é homogêneo, apresentando formas diversas (depressões, fossas, áreas planas e regiões mais elevadas).

- Em algumas áreas, apresenta bacias sedimentares com presença de petróleo, gás natural e outros minerais.

- Em algumas áreas, assim como na superfície, existem atividades vulcânicas.


O relevo submarino segue a seguinte divisão:



Plataforma continental:É caracterizada por ser o prolongamento submerso dos continentes, com apenas algumas modificações promovidas pela erosão marinha ou por depósitos sedimentares. Apresenta profundidade entre 10 e 500 metros, no entanto, sua profundidade média é de 200 metros. Nesta parte do relevo submarino são obtidos os recursos minerais e é realizada a maior parte das atividades pesqueiras.
Talude continental:É uma inclinação mais aprofundada que a plataforma, podendo atingir até 3 mil metros de profundidade.
Bacia oceânica:Corresponde à maior superfície e se estende a partir do limite do talude continental até, aproximadamente, 5 mil metros de profundidade. É formada por extensas bacias.
Dorsais:Constituem as grandes cordilheiras e acompanham, em certos casos, o contorno dos continentes. As dorsais encontradas nos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico apresentam altitudes que variam entre 2 e 4 quilômetros acima do fundo oceânico, emergindo em diversos pontos sob a forma de ilhas e arquipélagos.
Fossas abissais:As fossas abissais estão localizadas próximas aos continentes, e formam as regiões mais profundas do relevo submarino.

Texto e imagem retirados do site http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/relevo-submarino.htm


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Olá, vamos verificar seu comentário, se ele estiver de acordo com as normas do nosso blog, o publicaremos o mais breve possível.
Obrigada pelo seu comentário e por sua visita!