Já ouviu falar em Maoísmo?

By Carla Pessoa - outubro 14, 2017

maoista
adjetivo e substantivo de dois gêneros
POL
  1. 1.
    adepto ou simpatizante do maoismo.
  2. 2.
    adjetivo de dois gêneros
    relativo a maoismo.

Simplificando o Maoísmo é a versão chinesa para o comunismo.


comunismo é uma ideologia que prega a abolição da propriedade privada e o fim da luta de classes, além da construção de um regime político e econômico que possibilite o estabelecimento da igualdade e justiça social entre os homens.

Maoísmo é o termo empregado para designar a linha de ação política do movimento revolucionário comunista chinês, que foi liderado por Mao Tsé-Tung (1893-1976). Mas é preciso salientar que o termo jamais foi utilizado na China e na China e nem mesmo ganhou a simpatia dos próprios revolucionários chineses.
Mao e seus seguidores desconfiavam de palavras que servissem de rótulo ideológico a qualquer movimento revolucionário comunista. Isso revela a preocupação dos comunistas chineses em articular a reflexão teórica com a ação prática. Portanto, o maoísmo deve ser entendido como a expressão do pensamento de Mao Tsé-Tung, tendo como principal objetivo orientar a ação revolucionária.

Mao é considerado o “arquiteto” da república comunista que se formou na China em 1949, cujo nome oficial foi dado por ele: “República Popular da China”. O modo como foi executada a tomada do poder pelo exército revolucionário de Mao Tsé-Tung é o que define o conceito de maoismo e o que o torna singular em meio às outras vertentes do comunismo, sobretudo com relação àquela que executou a revolução na Rússia, isto é, o “bolchevismo (referência ao partido bolchevique)” ou marxismo-leninismo.


Leia mais nos links abaixo:

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/sociologia/maoismo-1-a-versao-chinesa-do-comunismo.htm?cmpid=copiaecola
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/sociologia/comunismo---origens-ideologia-comunista-remonta-a-antiguidade.htm
http://escolakids.uol.com.br/maoismo.htm

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Olá, vamos verificar seu comentário, se ele estiver de acordo com as normas do nosso blog, o publicaremos o mais breve possível.
Obrigada pelo seu comentário e por sua visita!