A ESTRUTURA INTERNA DO PLANETA TERRA

By Carla Pessoa - abril 24, 2020




O interior da Terra ainda é pouco conhecido, por causa das dificuldades em alcançar suas camadas mais profundas. As escavações e sondagens no interior do planeta chegaram a apenas 13 quilômetros de profundidade, enquanto o raio da Terra (distância entre o centro do planeta e sua parte mais exterior) mede aproximadamente 6 400 quilômetros. Mesmo assim, há maneiras de obter dados e pesquisar sobre as camadas mais internas sem examinar diretamente esses locais. Internamente, a Terra é formada por três camadas principais:a crosta terrestre, o manto e o núcleo

A crosta terrestre é a camada externa, formada por rochas e minerais, também chamada de litosfera. Trata-se da camada mais fina e mais importante para os seres vivos, pois a vida se desenvolve sobre ela. A crosta está dividida em duas partes, que têm espessuras diferentes: a crosta oceânica e a crosta continental. A crosta oceânica situa-se abaixo dos oceanos e mares. A crosta continental, mais espessa que a oceânica, fica acima do nível das águas, formando os continentes e as ilhas.

O manto é a camada intermediária, situada entre a crosta e o núcleo, e divide-se em duas partes: manto superior e manto inferior, que apresentam temperaturas diferentes. O manto também é composto de rochas sólidas; porém, sob condições especiais, pode se tornar uma massa pastosa e extremamente quente, formando o magma. 

O núcleo é o centro da Terra. Ele é composto principalmente de ferro e níquel e apresenta temperaturas muito elevadas: cerca de 6 000 °C. (texto retirado do livro Arariba mais Geografia do 6º ano)

Confira o vídeo: Retirado Prof Silvester Geografia - Hiperativo Geo






  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Olá, vamos verificar seu comentário, se ele estiver de acordo com as normas do nosso blog, o publicaremos o mais breve possível.
Obrigada pelo seu comentário e por sua visita!