Empresas Transnacionais, Multinacionais e Nacionais

By Carla Pessoa - março 25, 2020

         No âmbito da temática “Indústrias”, não podemos esquecer de mencionar o papel e distribuição das multinacionais em diversos países do mundo, sobretudo, nos países subdesenvolvidos e no contexto da Globalização.


Empresas Nacionais são aqueles cujos donos (capital) pertencem ao mesmo país em que a empresa atua. Empresas Transnacionais são empresas que possuem matriz num país e possuem atuação em diversos países.
Leia mais clique aqui

Transnacionais
As empresas que instalam filiais fora de seu país de origem são classificadas como empresas transnacionais.
Empresas que possuem matriz em seu país de origem e atuam em outros países através da instalação de filiais, são classificadas como empresas transnacionais. O termo transnacional substitui o termo multinacional, pois o último pode ser interpretado como se a empresa pertencesse a várias nações, já o primeiro relaciona-se ao fato de a empresa ultrapassar os limites territoriais de sua nação para atuar no mercado exterior.

As primeiras empresas transnacionais surgiram no final do século XIX, entretanto, só atingiram o auge de atuação mundial após a Segunda Guerra Mundial. A maior parte das empresas transnacionais é de origem de países industrializados, que após terem conquistado o mercado interno montaram filiais em outros países, principalmente nos países em desenvolvimento.


tesxto e imagem retirados do site https://brasilescola.uol.com.br/geografia/empresas-transnacionais.htm
Leia mais clique aqui


E qual a Diferença entre Multinacional e Transnacional?

MULTINACIONAIS; são empresas que mantêm filiais em vários países do mundo, comandadas a partir de uma se de situada no país de origem.


TRANSNACIONAIS; são empresas cujas filiais não seguem as diretrizes da matriz, pois possuem interesses próprios e às vezes conflitantes com os do país no qual se originaram (Vesentini, 2003)

Ou ainda, são aquelas empresas que procuram se adaptar às singularidades e à cultura local do país onde se encontram instaladas. Leia mais clique aqui 

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Olá, vamos verificar seu comentário, se ele estiver de acordo com as normas do nosso blog, o publicaremos o mais breve possível.
Obrigada pelo seu comentário e por sua visita!