A História do meridiano de Greenwich

By Carla Pessoa - abril 02, 2017

O Meridiano de Greenwich é o principal meridiano que corta a Terra, ele estabelece os fusos horários de cada região.

Imagem retirada do site https://feworldwide.wordpress.com/2013/02/25/meridiano-de-greenwich/

Os meridianos são linhas imaginárias que cortam a Terra verticalmente, o principal meridiano é o de Greenwich, o seu reconhecimento como referência é em razão de sua aceitação em âmbito global.
Isso ocorreu a partir de um acordo mundial realizado em 1884, na cidade de Washington, com o intuito de estabelecer uma padronização de horários e datas em todo o mundo.
A sua escolha como referencial foi por cortar o Observatório Astronômico Real, localizado em um distrito chamado de Greenwich, situado na região leste da cidade de Londres.

O Observatório foi edificado em 1794, segundo os interesses de Carlos II, e posteriormente transferido em 1946, por causa da concentração de poluição existente no local que prejudicava a realização de trabalhos e estudos.


FREITAS, Eduardo de. "A História do meridiano de Greenwich"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/a-historia-meridiano-greenwich.htm>. Acesso em 02 de abril de 2017.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Olá, vamos verificar seu comentário, se ele estiver de acordo com as normas do nosso blog, o publicaremos o mais breve possível.
Obrigada pelo seu comentário e por sua visita!