Chipre

By Carla Pessoa - agosto 25, 2017

Você o significado de Chipre?
Então vamos saber um pouco mais??

O registro mais antigo do termo Chipre é do século XV a.C., do grego micênico 𐀓𐀠𐀪𐀍, ku-pi-ri-jo, [44] quesignifica "cipriota". (Em grego: Κύπριος), escrito no roteiro silábico linear B. A forma clássica grega do nome é Κύπρος (Kýpros).
O Chipre pertence ao continente asiático e possui um alto Índice de Desenvolvimento Humano.
 Situado no Mar Mediterrâneo, o território do Chipre, geograficamente, pertence ao continente asiático, na porção denominada Oriente Médio. Porém, o país possui grande influência histórica, cultural e econômica da Europa, prova disso é que a porção sul, habitada por população de origem grega, integra a União Europeia (UE). O país é palco de conflitos entre turcos (muçulmanos) e gregos (cristãos).
O Chipre é habitado por duas comunidades: greco-cipriota e a turco-cipriota. A diversidade entre esses dois grupos étnicos e as disputas pelo poder político motivaram os turcos a dividirem o território, entretanto, os gregos foram contrários a tal medida. Durante a década de 1970, foi proclamada a República Turca do Norte do Chipre, sendo reconhecida somente pela Turquia. Visando a estabelecer a paz no país, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o Chipre uma nação bicomunitária e birregional, além de estabelecer tropas naquele país.
A economia nacional apresenta aspectos distintos: a porção turca é pouco desenvolvida, por outro lado, o território greco-cipriota detém uma economia forte e em constante ascensão, fato impulsionado pela ingressão na União Europeia em 2004. A agricultura baseia-se na plantação de frutas, em especial as cítricas. O turismo é uma das principais fontes de receitas do país, que possui belas praias, além do Sítio Arqueológico de Paphos, igrejas e monastérios bizantinos nos montes Troodos e o Sítio Arqueológico de Choirokoitia, considerados patrimônios da humanidade.
De acordo com dados divulgados em 2010 pela ONU, o Chipre, com média de 0,810, apresenta Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) muito alto. Entre os fatores que contribuem para esse índice estão: apenas 2,3% dos habitantes são analfabetos; a taxa de mortalidade infantil é de 5 para cada mil nascidos vivos; a expectativa de vida é de 79 anos e os serviços de saneamento ambiental são destinados a 100% das residências.

Dados do Chipre:
Extensão territorial: 9.251 km².
Localização: Oriente Médio.
Capital: Nicósia.
Clima: Mediterrâneo.
Governo: República presidencialista.
Divisão administrativa: 6 distritos.
Idioma: Grego e turco (oficiais).
Religiões: Porção grega: Cristianismo 93,7% (ortodoxos 85,7%, outros 8%), sem religião e ateísmo 5%, outros 1,3%. Porção turca: Islamismo 97,9%, cristianismo 1,7%, sem religião e ateísmo 0,4%.
População: 871.036 habitantes. (Homens: 424.141; Mulheres: 446.895).
Composição: Porção grega: Greco-cipriotas 96%, outros 4%. Porção turca: Turco-cipriotas 99%, greco-cipriotas e outros 1%.
Densidade demográfica: 94 hab/km².
Taxa média anual de crescimento populacional: 1%.
População residente em área urbana: 70,06%.
População residente em área rural: 29,94%.
Esperança de vida ao nascer: 79 anos.
Domicílios com acesso a água potável: 100%.
Domicílios com acesso a rede sanitária: 100%.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,810 (muito alto).
Moeda: Euro (porção grega) e nova libra turca (porção turca).
Produto Interno Bruto (PIB): 21,3 bilhões de dólares.
PIB per capita: 27.465 dólares.
Relações exteriores: Banco Mundial, Comunidade Britânica, FMI, OMC, ONU, UE.

Retirado:
http://brasilescola.uol.com.br/geografia/chipre.htm
http://www.suapesquisa.com/paises/chipre/

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Olá, vamos verificar seu comentário, se ele estiver de acordo com as normas do nosso blog, o publicaremos o mais breve possível.
Obrigada pelo seu comentário e por sua visita!