Turquia - Europa ou Oriente Médio???

By Carla Pessoa - agosto 30, 2017

Turquia


A Turquia, cujo nome oficial é República da Turquia, é um país euro-asiático que ocupa toda a península da Anatólia, no extremo ocidental da Ásia, e se estende pela Trácia Oriental, no sudeste da Europa. Parte do seu território se estabelece no continente europeu, já a outra parte está no continente asiático.
A Turquia é um país que surgiu a partir da fragmentação do Império Otomano.
O país faz fronteira com a Bulgária a noroeste, Grécia a oeste, Geórgia a nordeste, Armênia, Irã a leste, Iraque e Síria a sudeste.

O território é banhado ao norte pelo Mar Negro, a oeste pelo Mar de Egeu, Mar de Mármara e no sul pelo Mar Mediterrâneo. A Turquia ocupa uma área de 779.452 km2, onde vivem cerca de 74,8 milhões de habitantes, possui como capital a cidade de Ancara.

Aspectos físicos da Turquia:
Relevo
A parte asiática da Turquia é constituída por um grande planalto situado no centro e ao redor desse o que predomina são montanhas jovens que sofreram poucos processos erosivos.
Ao norte ocorre os Montes Pônticos e ao sul, a Cordilheira do Taurus, além de uma planície cortada por diversas bacias interiores, no lado oriental apresenta o maciço da Armênia onde ocorrem relevos elevados com formação vulcânica onde se encontra o ponto mais alto da Turquia, com 5.137 metros de altitude.
Clima
Na Turquia apresentam-se quatro características climáticas, no litoral sul e oeste ocorre o clima mediterrâneo, em julho a temperatura média é de 29ºC. Ao norte os verões são agradáveis e invernos frios com grande incidência de chuvas. No centro do país desenvolve clima seco com apresentação de uma grande disparidade de temperatura entre as estações do verão e inverno.
Hidrografia
Quanto às bacias hidrograficas, ocorre em sua maioria no interior do território onde se encontra o Lago Van, situado a 1.720 metros de altitude. Ao norte os rios principais são Sakarya, Kizil Irmak e o Yesil que deságuam no Mar Negro. Além do rio Simav que desemboca no Mar de Mármara, Gediz e o Buyukmenderes no Mar Egeu e os rios Seyhan e o Orontes no Mar Mediterrâneo.
No leste do território nascem importantes rios como o Tigre e o Eufrates que deságuam no Golfo Pérsico.
Vegetação e fauna
Quanto à cobertura vegetal, o que predomina são florestas de coníferas nas montanhas do norte e também nas planícies. A vegetação mediterrânea com característica arbustiva desenvolve em áreas litorâneas do Mar Egeu e Mediterrâneo.
Outra característica vegetativa que se apresenta em território turco é o estepe, comum nas áreas com restrita incidência de chuvas de clima semidesértico. As árvores mais conhecidas típicas da região são o carvalho, pinho, cedro, palmeira e o abeto.
Em relação à fauna, os animais silvestres típicos da região são lobos, raposas, javalis, gatos monteses, castores, martas, chacais, hienas, veados e cabras montesas, além de animais domésticos como búfalos, cabra angorá e camelo.
Economia 
Prestação de serviços: 61,7%.
Indústria: 23,2%.
Agricultura: 15%.
Moeda: lira turca.
Informações gerais sobre a Turquia 
Nome: República da Turquia.
Lema: “Paz em casa, paz no mundo”.
Língua oficial: turco.
Capital: Ancara.
Área: 779, 452 km2.
População: 74,8 milhões de habitantes.
IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): 0,679 (alto).
Fundação da república: 29 de outubro de 1923.
Moeda: nova lira turca (a partir de 2005).


Densidade Demográfica: 97,76 hab./km2 (ano de 2016 - estimativa)Fuso Horário: +5h
Clima: mediterrâneo (litoral e região Sul) e temperado continental (Norte)
 DADOS CULTURAIS E SOCIAIS:
Composição da População: turcos 80%, curdos 18%, árabes 1,5% e outros 0,5%.
Idioma:  turco (oficial) e curdo.
Religião: islamismo 99,8% (sunitas 80%, xiitas 19,8%) e cristianismo 0,2%.
Gini: 40 - médio (ano de 2010)

ECONOMIA:
Produtos Agrícolas:  algodão em pluma, trigo, cevada, tabaco, tomate, frutas, beterraba, e nozes.
Pecuária: bovinos, caprinos, ovinos e aves.
Mineração: cromita, feldspato, petróleo e cobre.
Indústria: têxtil, refino de petróleo, alimentícia, metalurgica, máquinas, siderúrgica e química
PIB (nominal): US$ 733,6 bilhões (ano de 2015)
Renda per capita: US$ 9.442 (ano de 2015).


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Olá, vamos verificar seu comentário, se ele estiver de acordo com as normas do nosso blog, o publicaremos o mais breve possível.
Obrigada pelo seu comentário e por sua visita!