As principais unidades de relevo

By Carla Pessoa - março 25, 2020

Retirado do site https://www.coladaweb.com/geografia/relevo

Retirado do site http://aulasonlinedehistoria.blogspot.com/2015/08/relevo-o-relevo-terrestre-esta.html
Tipos de Relevo

A superfície terrestre é composta por diferentes tipos de relevo: montanhas, planícies, planaltos e depressões.
relevo corresponde às variações que se apresentam sobre a camada superficial da Terra. Assim, podemos notar que o relevo terrestre apresenta diferentes fisionomias, isto é, áreas com diferentes características: algumas mais altas, outras mais baixas, algumas mais acidentadas, outras mais planas, entre outras feições.
Para melhor analisar e compreender a forma com que essas dinâmicas se revelam, foi elaborada uma classificação do relevo terrestre com base em suas características principais, dividindo-o em quatro diferentes formas de relevo: as montanhas, os planaltos, as planícies e as depressões.
Mais detalhes pesquise aqui
Retirada do site https://descomplica.com.br/artigo/bacias-sedimentares-e-mais-um-resumo-para-ficar-por-dentro-do-que-e-o-relevo/4DB/

Unidades do relevo


Ao longo dos séculos o relevo brasileiro já recebeu várias subdivisões, porém existem tres mais importantes as quais vamos estudar conhecer.
A primeira delas foi elaborada pelo professor Aroldo de Azevedo em 1940, que dividiu o território brasileiro em 8 unidades de relevo: 4 planatos e 4 planícies. Veja o mapa abaixo:


Retirado do site https://www.colegioweb.com.br/relevo/unidades-do-relevo.html
leia mais aqui 

Visite também https://www.todamateria.com.br/relevo-brasileiro/
e http://aulasonlinedehistoria.blogspot.com/2015/08/relevo-o-relevo-terrestre-esta.html

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Olá, vamos verificar seu comentário, se ele estiver de acordo com as normas do nosso blog, o publicaremos o mais breve possível.
Obrigada pelo seu comentário e por sua visita!